Indicadores de Desempenho de Gestão

Os indicadores de desempenho de gestão são ferramentas básicas utilizadas para o gerenciamento do sistema organizacional. O acompanhamento dos indicadores proporciona às empresas aferirem os processos organizacionais, apontar possíveis alterações nos planejamentos já definidos para cada área.

Para termos indicadores realmente eficazes e que proporcionem às empresas um real incremento gerencial, é importante seguirmos algumas premissas que orientem a criação desses indicadores:

É fundamental partir de um planejamento que defina onde queremos chegar, ou seja, que resultado queremos alcançar. Essas definições são os objetivos e metas da organização, os quais precisam estar claros e entendidos por todos na empresa. Nesse ponto a comunicação precisa ser impecável para não haver distorções ou evasão de responsabilidades.

A partir desse planejamento identificamos variáveis mensuráveis e controláveis dos diversos processos que sejam relevantes para alcançarmos os resultados esperados. Essas variáveis de processos são coletadas e convertidas em dados para que possam ser analisados, porém esses dados precisam ser confiáveis e devem ser coletados no tempo certo. Dessa forma tornam-se uma informação. Uma informação duvidosa ou fora do tempo correto de nada serve para alimentar os indicadores, por isso é muito importante que tenhamos bases de dados muito consistentes. Isso consegue-se alcançar com uma plataforma informatizada, geralmente um sistema informatizado ERP (Enterprise Resource Planning).

Com os indicadores estabelecidos e a coleta de dados implementada, chegamos ao ponto da aferição dos resultados de cada indicador. Como o próprio nome diz, o indicador mostra o resultado dos acontecimentos e as distorções que temos no resultado de cada processo em relação a meta desejada. Cabe ao gestor de cada indicador avaliar a sua evolução e, a partir dessa avaliação, se necessário, fazer correções durante o processo a fim de obter resultados alinhados ao esperado.

Indicadores não são apenas números ou informações para serem olhados periodicamente, mas precisam ser construídos com planejamento para atender a uma finalidade específica através de um processo muito bem estabelecido e que possa trazer ao gestor uma ferramenta de alta performance.

“Não se gerencia o que não se mede, não se mede o que não se define, não se define o que não se entende, não há sucesso no que não se gerencia”. William Edwards Deming

A Weltwert Management atua em consultorias de forma a entregar às empresas as melhores ferramentas de gestão, auxiliando na construção não só de indicadores de alta performance, mas também em uma gestão integrada que abrange todos os aspectos da organização.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn