Apresentação
Trata-se de um conjunto de procedimentos e ações administrativas vinculados ao registro, à análise, ao controle e ao planejamento de todas as atividades e políticas de uma organização.
Objetivo é dar suporte à tomada de decisão com informações consistentes e rápidas; viabilizar atuação preventiva do gestor para os desvios do planejamento ou de premissas estabelecidas; acompanhar e mensurar o resultado da atuação da organização e atuar para garantir o controle das transações internas e externas da organização.
Serviços
O departamento financeiro ou controladoria necessita gerenciar e dar suporte à tomada de decisão, entre outras, por meio das principais atividades a seguir:
Consiste em projetar num determinado prazo futuro, as entradas e saías de dinheiro, que junto com os saldos iniciais formam os saldos projetados, demonstrando antecipadamente ao gestor as faltas ou sobras.
O fluxo de caixa, apesar de ser uma das ferramentas mais usadas e mais importantes da gestão financeira, é apenas o resultado monetário das ações do gestor em todas as áreas da organização, como política de investimentos, política de estoques, ciclo produtivo, preço e prazo de venda, prazos de pagamentos, custos e despesas, etc. Busca melhorar o aumento da disponibilidade de dinheiro demanda análises e melhorias conjuntas e integradas nestas áreas.
Na implantação ou melhoria de ferramenta do fluxo de caixa, além das análises em si, buscamos o máximo de automação com uso do sistema de informática e/ou planilhas eletrônicas de modo a viabilizar a atualização integrada e pelo menos diária com o mínimo de esforço.
Orçamento é o exercício de buscar antever o que vai ocorrer no futuro, registrando em valores quantitativos e monetários a estratégia da organização e sua interação com as expectativas da economia dentro de um determinado período. Imputa aos gestores das áreas de forma mais clara as suas responsabilidades e possibilita a medição do desempenho individual e conjunto. Para a Direção permite prever os ajustes necessários na estrutura buscando mantê-la equilibrada para otimizar o resultado.
É elaborado com base em premissas estabelecidas pela direção, o mercado e própria atuação histórica da organização, e será o “guia” para nortear a atuação do gestor.
Resumidamente é composto por três peças: Operacional (vendas, produção, custos e despesas, etc); Investimentos e financiamentos (aquisições de investimentos, imobilizado, etc); e projeção das demonstrações contábeis (receitas operacionais, demonstração de resultado, fluxo de caixa, etc).
A implantação do orçamento demanda um certo grau de organização, cultura de controle e análise bem como de sistema de informações o que é avaliado e ponderado do diagnóstico para implantação, quando também já são planejados os ajustes necessários. Há também a possibilidade de fazer a implantação de algumas partes do orçamento, como orçamento de vendas, e a partir desta passar a criar a cultura de orçamento
- Gestão de custos e despesas
Conhecer e gerenciar os gastos é fundamental para adequar os mesmos ao nível de atividade da organização e assim evitar ou diminuir desperdícios. Um desequilíbrio, mesmo pequeno e por tempo relativamente curto, pode comprometer gravemente a situação financeira da organização.
Para gerenciar os gastos, é necessária alguma ferramenta para seu registro e classificação, podendo ser desde o mais completo e complexo, como os Softwares de Gestão (ERP’s) até o mais simples, como planilha eletrônica.
Durante o diagnóstico priorizamos o uso de ferramenta já utilizada fazendo adequações na mesma e/ou nos cadastros utilizados. Se a organização não possuir sistema de controle, buscamos a melhor solução tendo em vista custo x benefício. Vale ressaltar que a disponibilidade de um sistema de contabilidade por centro de custos ou departamentos facilita significativamente a tarefa de gestão de gastos por facilitar a análise destes por áreas.
- FPV – Formação do preço de vendas
Na formação do preço de vendas, o custo dos produtos, mercadorias ou serviços é apenas um dos seus componentes. A decisão do preço de vendas é bem mais abrangente e envolve três grandes desafios: Alinhamento do preço com a estratégia, o mercado e estrutura de custos e despesas; Harmonização entre as áreas comercial, marketing, produção e financeiro; Operacionalização dos cálculos com segurança, rapidez e confiabilidade;
Atuamos na implantação de estrutura de formação de preço de vendas tendo em vista estes três desafios. A implantação passa pela revisão dos inúmeros processos correlacionados, tais como, mensuração e classificação dos gastos, engenharia de produtos se for indústria (processos, materiais e equipamentos), preços de compras, e estoques, informações da produção (se indústria) e vendas.
O grau de precisão do custo de produção, que é referência para o preço de vendas, depende muito do grau de organização dos processos e coerência dos dados disponíveis na organização, por isso é possível que seja necessário criar o organizar minimamente a produção de informações das diversas áreas.
- Análise de viabilidade de projetos
Objetivo do estudo de viabilidade é atestar a viabilidade financeira, econômica de um projeto. Permite antever o resultado de cada projeto e a escolha do mais adequado para o momento. Na análise de viabilidade financeira é feito o levantamento da necessidade de capital, seu custo fixo e variável bem como sua disponibilidade.
A análise de viabilidade pode ser feita pela análise do “payback” (tempo que o projeto demora para retornar o valor ao investidor) e/ou a TIR (Taxa Interna de Retorno – percentual de retorno) ou VPL (Valor Presente Líquido – retornos financeiros do projeto, a valor presente).
Neste trabalho, auxiliamos a organização a levantar, calcular e analisar cada projeto, fazendo a comparação entre eles e/ou os já existentes, permitindo assim a maximização do retorno dos seus investimentos.
Consiste em escolher e aplicar um conjunto de indicadores que permitam visão completa e integrada do resultado de todas as áreas da organização, servindo de suporte para tomada de decisão.
Pricipais indicadores:
Financeiros: liquidez imediata, liquidez corrente, liquidez global, liquidez seca, estrutura de capital, etc.
Operacionais: margem de contribuição, ponto de equilíbrio monetário e físico, giro dos estoques, prazo médio de recebimentos e pagamentos, giro do ativo, ciclo operacional e financeiro, etc.
Rentabilidade: margem bruta, operacional e líquida, retorno do ativo, retorno do patrimônio líquido, etc.
Outros operacionais e departamentais: de pessoal, produtividade, vendas, publicidade, etc