Segmentos
de atuação.

Segmentos

Indústria

A atividade industrial é um constante desafio, dinâmica e complexa, exige do empresário um olhar global das suas demandas, sejam elas de processos, de pessoas ou ligadas as finanças. A Weltwert oferece soluções nas diversas áreas da indústria buscando sempre o olhar de interação entre todas as  atividades.

Serviços

Organizações de prestação de serviços podem ter grande complexidade envolvendo gestão de pessoas e processos com reflexo direto nas finanças demandando atenção constante e reação ágil do gestor. É nesse sentido que a Weltwert atua junto a estas empresas, buscando trazer as soluções necessária à coordenação e controle de suas atividades, com objetivo de melhorar o resultado

Varejo

O varejo é sempre muito dinâmico, atento a flutuações e tendências de mercado, precisa ter a gestão de suas atividades muito bem equilibradas com o intuito de atender o consumidor, mas com foco no resultado de suas ações. Nós da Weltwert oferecemos soluções em gestão das diversas áreas para o mercado varejista.

Terceiro Setor

O Terceiro Setor assume o papel de substituir as atividades que o Estado deveria resolver. Várias alternativas de formas jurídicas, imunidade, isenções fiscais além da busca de recursos por vários caminhos é a contribuição que podemos oferecer. Gestão moderna e desafiadora com uma contribuição para o social, totalmente alinhada aos valores da equipe da Weltwert.

Sua empresa quer crescer?
Nós podemos lhe ajudar.

SERVIÇOS

1. Estruturas Organizacionais

 

Apresentação:

Trabalhamos o processo das relações das pessoas em vários cenários, ambientes e dimensões com o objetivo de melhor aproveitamento e desempenho dos recursos. Utilizamos técnicas de autodesenvolvimento e método que facilita o pensar estratégico e tomada de decisão das lideranças.

 

Serviços

A experiência em consultoria desde 1981, ininterruptos, oportunizou trabalhar em vários cenários e tipos de empresas de modo a poder ajudar as organizações a resolver questões como: 

  • Pessoas
  • Definição do modelo de estruturas organizacionais;
  • Indicação do quadro de lotação adequado;
  • Mapeamento de competências e modelo cerebral;
  • Definição de perfis profissionais;
  • Descrição e análise de empregos;
  • Recrutamento, Seleção, Avaliação de desempenho, Carreira e Remuneração;
  • Programas de Capacitação, Desenvolvimento e Educação;
  • Escolha de sucessores e combinações familiares;

 

  • Estratégias:
  • Escolha da forma jurídica que melhor responde ao negócio da empresa;
  • Solução de crises entre sócios, herdeiros, acionistas, empregados, sindicatos e outro agentes;
  • Gestão de empresas familiares e o processo de mudança;
  • Construção de cenários;
  • Estratégias prospectivas;
  • Recuperação de empresas extrajudicial, judicial e revisional.

2. Finanças e controladoria

Apresentação

Trata-se de um conjunto de procedimentos e ações administrativas vinculados ao registro, à análise, ao controle e ao planejamento de todas as atividades e políticas de uma organização.

Objetivo é dar suporte à tomada de decisão com informações consistentes e rápidas; viabilizar atuação preventiva do gestor para os desvios do planejamento ou de premissas estabelecidas; acompanhar e mensurar o resultado da atuação da organização e atuar para garantir o controle das transações internas e externas da organização.

 

Serviços

O departamento financeiro ou controladoria necessita gerenciar e dar suporte à tomada de decisão, entre outras, por meio das principais atividades a seguir:

  • Gestão de caixa

Consiste em projetar num determinado prazo futuro, as entradas e saías de dinheiro, que junto com os saldos iniciais formam os saldos projetados, demonstrando antecipadamente ao gestor as faltas ou sobras.

O fluxo de caixa, apesar de ser uma das ferramentas mais usadas e mais importantes da gestão financeira, é apenas o resultado monetário das ações do gestor em todas as áreas da organização, como política de investimentos, política de estoques, ciclo produtivo, preço e prazo de venda, prazos de pagamentos, custos e despesas, etc. Busca melhorar o aumento da disponibilidade de dinheiro demanda análises e melhorias conjuntas e integradas nestas áreas.

Na implantação ou melhoria de ferramenta do fluxo de caixa, além das análises em si, buscamos o máximo de automação com uso do sistema de informática e/ou planilhas eletrônicas de modo a viabilizar a atualização integrada e pelo menos diária com o mínimo de esforço.

 

  • Orçamento

Orçamento é o exercício de buscar antever o que vai ocorrer no futuro, registrando em valores quantitativos e monetários a estratégia da organização e sua interação com as expectativas da economia dentro de um determinado período. Imputa aos gestores das áreas de forma mais clara as suas responsabilidades e possibilita a medição do desempenho individual e conjunto. Para a Direção permite prever os ajustes necessários na estrutura buscando mantê-la equilibrada para otimizar o resultado.

É elaborado com base em premissas estabelecidas pela direção, o mercado e própria atuação histórica da organização, e será o “guia” para nortear a atuação do gestor.

Resumidamente é composto por três peças: Operacional (vendas, produção, custos e despesas, etc); Investimentos e financiamentos (aquisições de investimentos, imobilizado, etc); e projeção das demonstrações contábeis (receitas operacionais, demonstração de resultado, fluxo de caixa, etc).

A implantação do orçamento demanda um certo grau de organização, cultura de controle e análise bem como de sistema de informações o que é avaliado e ponderado do diagnóstico para implantação, quando também já são planejados os ajustes necessários. Há também a possibilidade de fazer a implantação de algumas partes do orçamento, como orçamento de vendas, e a partir desta passar a criar a cultura de orçamento

 

  • Gestão de custos e despesas

Conhecer e gerenciar os gastos é fundamental para adequar os mesmos ao nível de atividade da organização e assim evitar ou diminuir desperdícios. Um desequilíbrio, mesmo pequeno e por tempo relativamente curto, pode comprometer gravemente a situação financeira da organização.

Para gerenciar os gastos, é necessária alguma ferramenta para seu registro e classificação, podendo ser desde o mais completo e complexo, como os Softwares de Gestão (ERP’s) até o mais simples, como planilha eletrônica.

Durante o diagnóstico priorizamos o uso de ferramenta já utilizada fazendo adequações na mesma e/ou nos cadastros utilizados. Se a organização não possuir sistema de controle, buscamos a melhor solução tendo em vista custo x benefício. Vale ressaltar que a disponibilidade de um sistema de contabilidade por centro de custos ou departamentos facilita significativamente a tarefa de gestão de gastos por facilitar a análise destes por áreas.

 

  • FPV – Formação do preço de vendas

Na formação do preço de vendas, o custo dos produtos, mercadorias ou serviços é apenas um dos seus componentes. A decisão do preço de vendas é bem mais abrangente e envolve três grandes desafios: Alinhamento do preço com a estratégia, o mercado e estrutura de custos e despesas; Harmonização entre as áreas comercial, marketing, produção e financeiro; Operacionalização dos cálculos com segurança, rapidez e confiabilidade;

Atuamos na implantação de estrutura de formação de preço de vendas tendo em vista estes três desafios. A implantação passa pela revisão dos inúmeros processos correlacionados, tais como, mensuração e classificação dos gastos, engenharia de produtos se for indústria (processos, materiais e equipamentos), preços de compras, e estoques, informações da produção (se indústria) e vendas.

O grau de precisão do custo de produção, que é referência para o preço de vendas, depende muito do grau de organização dos processos e coerência dos dados disponíveis na organização, por isso é possível que seja necessário criar o organizar minimamente a produção de informações das diversas áreas.

 

  • Análise de viabilidade de projetos

Objetivo do estudo de viabilidade é atestar a viabilidade financeira, econômica de um projeto. Permite antever o resultado de cada projeto e a escolha do mais adequado para o momento. Na análise de viabilidade financeira é feito o levantamento da necessidade de capital, seu custo fixo e variável bem como sua disponibilidade.

A análise de viabilidade pode ser feita pela análise do “payback” (tempo que o projeto demora para retornar o valor ao investidor) e/ou a TIR (Taxa Interna de Retorno – percentual de retorno) ou VPL (Valor Presente Líquido – retornos financeiros do projeto, a valor presente).

Neste trabalho, auxiliamos a organização a levantar, calcular e analisar cada projeto, fazendo a comparação entre eles e/ou os já existentes, permitindo assim a maximização do retorno dos seus investimentos.

 

  • Indicadores de gestão

Consiste em escolher e aplicar um conjunto de indicadores que permitam visão completa e integrada do resultado de todas as áreas da organização, servindo de suporte para tomada de decisão.

 

Pricipais indicadores:

Financeiros: liquidez imediata, liquidez  corrente, liquidez global, liquidez seca, estrutura de capital, etc.

Operacionais: margem de contribuição, ponto de equilíbrio monetário e físico, giro dos estoques, prazo médio de recebimentos e pagamentos, giro do ativo, ciclo operacional e financeiro, etc.

Rentabilidade: margem bruta, operacional e líquida, retorno do ativo, retorno do patrimônio líquido, etc.

Outros operacionais e departamentais: de pessoal, produtividade, vendas, publicidade, etc

3. Gestão Comercial

Apresentação:

A área comercial de sua empresa exerce um papel importantíssimo pois não só é o canal de comunicação com o cliente, mas também precisa estar alinhado com todas as outras áreas da empresa de forma muito integrada para poder oferecer as melhores oportunidades de negócio ao mercado. Com essa visão assessoramos você a implementar ferramentas de gestão comercial para a sua realidade

Serviços

     A área comercial é a responsável pela captação dos negócios de sua empresa e para isso precisa ter traçado um conjunto de estratégias que estejam alinhadas ao planejamento estratégico. Desenvolvemos trabalhos para os níveis estratégico, tático e operacional da organização, sendo alguns deles citados abaixo

  • Análise e posicionamento de mercado
  • Criação da política comercial da empresa
  • Estruturação de equipe de venda e processos comerciais;
  • Desenvolvimento de canais de venda;
  • Análise da carteira de cliente (curva ABC);
  • Análise de rentabilidade de negócios.

4. Gestão da Produção

 

 Apresentação:

            A gestão da produção abrange todos os aspetos do âmbito produtivo e operacional.  Com uma visão global e ferramentas eficazes, a gestão da produção tem um papel fundamental na obtenção dos resultados planejados.

            Serviços

A gestão da produção trabalha com as melhores práticas do mercado aplicando ferramentas de gestão de forma personalizada para a necessidade de cada empresa, dessa forma conseguimos otimizar os resultados obtendo diminuição dos custos e aumento da eficiência com uso adequado dos recursos. Alguns serviços executados:

  • Planejamento, programação e controle das atividades produtivas da empresa e dos materiais (PPCPM);
  • Estruturação de fichas técnicas de produtos e processos.
  • Estudo de perdas de processos;
  • Redução de Setups
  • Gestão de estoques: Volumes, giro, perdas, desperdício (obsoletagem, avarias, prazo de validade);
  • Implantação de ferramentas da qualidade;
  • Indicadores de gestão;
  • Manutenção Preventiva e corretiva;
  • Crono análise;
  • Estudo sobre contratos de fornecimento de materiais e serviços;
  • Avaliação da cadeia de valor.